Foto: Reprodução do passeio virtual no Museu Republicano “Convenção de Itu”

Durante a pandemia do novo coronavírus, o conteúdo das aulas de História pode ser reforçado com o acesso a acervos online e visitas virtuais a museus que ajudam a contar a nossa história. Entre eles, o Museu Republicano “Convenção de Itu” (Itu/SP), Museu Imperial (Petrópolis/RJ), Museu da República (Rio de Janeiro/RJ) e Museu da Inconfidência (Ouro Preto/MG) são alguns exemplos de instituições que oferecem essa possibilidade e de forma gratuita.

Para a Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do Museu Republicano “Convenção de Itu”, os recursos tecnológicos tornam a aula mais atrativa aos alunos e contribuem para o aprendizado. “Ao visitar uma exposição, o professor tem a oportunidade de realizar uma abordagem analítica da história por meio dos acervos presentes no museu, facilitando a compreensão por parte dos estudantes”, diz a supervisora do MRCI.

“Naturalmente que a visita online não oferece as mesmas sensações de vivenciar esses espaços presencialmente, mas é uma forma de acessá-los de forma imersiva, com possibilidades de se escolher o roteiro a ser percorrido dentro do Museu, se deter nas obras de maior interesse e, de fato, conhecer o acervo e o edifício”, conclui.

Abaixo, o que cada um dos Museu mencionados acima tem a oferecer:

Museu Republicano “Convenção de Itu”: tem um acervo dedicado especialmente ao período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil. (https://vila360.com.br/tour/mrciusp.html)

Museu Imperial: possui o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, em especial o chamado Segundo Reinado, período governado por Dom Pedro II. São cerca de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos. ( Visita Virtual – Museu Imperial (museus.gov.br) )

Museu da República: composto por dois grandes conjuntos de documentos, o Arquivo Histórico é formado por 29 coleções relacionadas a personagens ou acontecimentos que marcaram de alguma forma a história republicana brasileira; e o Arquivo Institucional com a documentação resultante da trajetória de funcionamento do Museu da República desde sua criação em 1960. ( Visita virtual – Museu da República (museus.gov.br) )

Museu da Inconfidência: abriga objetos e documentos relacionados aos fatos históricos da Inconfidência Mineira e a seus protagonistas, além de obras de arte ou de valor histórico consideradas expressivas para o conhecimento da formação de Minas Gerais. ( Acervo on line – Museu da Inconfidência (museus.gov.br) )

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *