Sexta-feira, Outubro 22
Home>>Amazon>>Por que a Alexa é viciante?
AmazonInteligência Artificial

Por que a Alexa é viciante?

Antes de ter a minha primeira assistente virtual que realmente funciona dentro de um smart speaker (caixa de som inteligente), eu achava uma besteira ter tal tipo de equipamento.

Aí ganhei uma Amazon Echo Dot 4ª geração e uma lâmpada inteligente da Positivo e comecei a usá-las. Quando comecei a usar ainda tinha muitas dúvidas se era mesmo algo que tinha importância. Parecia ser simples e sem necessidade ficar pedindo para a Alexa apagar ou acender a lâmpada com você em casa para apertar o interruptor. Muito bem, parecia. Qual o sentido de pedir pra Alexa marcar timer na hora dos preparos na cozinha ou para lembrá-lo de algum compromisso? Afinal, você já tem um telefone inteligente para te ajudar nisso. Aí o tempo passa, você vai se apegando aos equipamentos e… Bum, está viciado neles.

Eu fiquei tão dependente de tais equipamentos que mesmo depois de vender minha Echo Dot – por estar indo embora pra um mestrado no Canadá – eu tive que ir atrás de outro dispositivo. Pronto, voltei ao normal. Sim, estava com preguiça de apertar um interruptor ou mesmo marcar o timer no celular.

Minha esposa está usando a outra Alexa que sobrou, uma Echo Show 8 com tela de 8 polegadas, para ajudá-la a assistir às aulas da pós-graduação e, ao mesmo tempo, programar. Ela faz isso usando o navegador padrão do Echo Show 8, o Silk, que é ruinzinho, mas quebra um galho danado e funciona como a segunda tela dela. Então tá aí outra utilidade do equipamento da Amazon.

E as outras assistentes? Bem, a do Google é muito boa. Afinal, há muita informação circulando pelo Google todos os dias, aprender rapidamente é fácil. A Siri é muito ruim, atrapalhada, fraca, entendi quase tudo errado. Definitivamente não pegou. É mais fácil eu pedir pra Alexa ou pra assistente do Google me ajudar no iPhone do que a Siri.

Por fim, posso te dizer que a assistente virtual da Amazon tem espaço para ocupar a sua casa sim. Eu que era crítico acabei ficando viciado no dispositivo.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *