Domingo, Outubro 24
Home>>Ciência>>Atlantis celebra 10º aniversário de seu retorno para casa
CiênciaRedes sociais

Atlantis celebra 10º aniversário de seu retorno para casa

Legenda: Atlantis no Complexo da Nasa na Flórida. Foto: divulgação

Já se passaram 10 anos desde o último voo do STS-135 e desde que o Atlantis começou sua nova missão de educação continuada e inspiração no Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral, na Flórida/EUA. Para comemorar este evento, um espetáculo repleto de estrelas foi realizado no último dia 8 de julho, e as memórias da missão puderam ser ouvidas em primeira mão pelos astronautas que voaram na Atlantis.

Durante a apresentação ao vivo e presencial, os astronautas responderam a perguntas postadas nas redes sociais Facebook, Twitter ou Instagram usando a hashtag #Atlantis10. Os astronautas veteranos da NASA que estiveram presentes no complexo de visitantes foram:

• Chris Ferguson (STS-135)
• William “Bill” Shepherd (STS-27 e membro do U.S. Astronaut Hall of Fame)
• Norman Thagard (STS-30 e membro do U.S. Astronaut Hall of Fame)
• Nicole Stott (último membro da tripulação da estação a retornar à Terra através do ônibus espacial Atlantis, na STS-129)
• Rex Walheim (STS-135)
• Sandy Magnus (STS-135)

Com o voo final do Programa do Ônibus Espacial, STS-135, concluísse um programa que durou mais de três décadas. É possível visitar no Complexo de Visitantes da NASA a exposição do ônibus espacial Atlantis para aprender mais sobre este período incrível na história (incluso no ingresso de entrada diária).

Como sempre, a saúde e a segurança dos funcionários e visitantes é a maior prioridade para o NASA Kennedy Space Center. Sendo assim, de acordo com as recomendações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o complexo continuará com todas as medidas de precaução, incluindo incentivo de compras antecipadas de ingressos. Bem como exigir o uso de máscaras faciais para todos os funcionários e visitantes, exceto aqueles que foram totalmente vacinados contra Covid-19, e não precisam mais usar máscaras faciais ao ar livre.

Nota do editor

Eu estive em 2014 no complexo e posso afirmar que visitar o local é uma experiência única e importante para todos que amam a ciência e sonham ou já sonharam com viagens espaciais. O passeio de ônibus pelo complexo é sem dúvida um dos pontos altos da visita. A simulação de estar no centro de comando de uma viagem ao espaço também é algo único. Para os pequenos, os vários tobogãs e oportunidades de entrar em simulacros de naves espaciais só aumenta a vontade de algum dia estarem de fato em uma nave rumo ao espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *