Domingo, Outubro 24
Home>>Amazon>>Alexa pode criar rotinas que podem executar múltiplas ações com apenas um comando
Echo Show 10
AmazonInteligência Artificial

Alexa pode criar rotinas que podem executar múltiplas ações com apenas um comando

Legenda: Você pode criar rotinas usando sua Alexa em seu Echo Dot preferido. Foto: Amazon/Divulgação

Com Alexa, clientes podem facilmente perguntar por notícias, tempo, horóscopo, pedir sua música preferida, ligar e desligar itens de casa inteligente compatíveis, e muito mais. Ela ainda traz informações, imitações e canções próprias, além de oferecer mais de 1.500 Skills disponíveis. E para simplificar tudo isso, a Amazon criou as Rotinas, que permitem que várias dessas ações e outras possam ser executadas em sequência pela Alexa com apenas um único comando à inteligência artificial, pode ser um pedido de voz, um determinado horário agendado, ou um usá-la para acender as luzes inteligentes da sua casa em um horário específico, por exemplo.

>>>Por que a Alexa é viciante?

Para criar uma rotina, clientes devem seguir o passo a passo no aplicativo gratuito Alexa em seus smartphones, clicando em Mais, e em seguida em Rotinas. Depois, elas podem ser configuradas e executadas em qualquer dispositivo com Alexa, como smart speakers Echo, Fire TV Stick, e centenas de produtos com Alexa embutida de diversas marcas. Elas também podem ser alteradas e desativadas a qualquer momento.

Como criar uma rotina:

● Abra o aplicativo Alexa no seu smartphone;

● Clique na opção “Mais” (canto inferior direito da tela);

● Selecione a opção “Rotinas”;

● Clique em “+” (canto superior direito);

● Toque em “Insira um nome para a rotina” e a nomeie, depois clique em avançar (canto superior direito);

● Toque em “Quando isto acontecer” e escolha entre as opções de interação para que a rotina seja ativada. Pode ser por voz (com uma frase de ativação), um horário, um alarme (quando ativado) ou por meio de um dispositivo inteligente (quando, por exemplo, o termostato identificar que a temperatura atingiu 30°C, ou uma porta com fechadura inteligente abrir);

● Em seguida vá para “Adicionar ação” e personalize as ações da sua inteligência artificial. É possível escolher o que a Alexa irá dizer, quais informações ela deve acessar (como notícias, previsão do tempo, calendário), configurar uma mensagem personalizada, tocar músicas, abrir Skills, ou quais ações de Casa Inteligente ela deve acionar, como ligar a cafeteira ou o aspirador, por exemplo.

● Ao terminar de configurar sua rotina, toque em “Salvar” (canto superior direito).

Por exemplo, para os animados pela manhã, é possível programar uma série de ações ao dizer “Alexa, comece meu dia”. Ela pode então desligar o alarme, falar uma frase motivacional e tocar a música predileta, se assim for programada. Ou ainda, para começar o dia com uma rotina de notícia, é só programar uma sequência para, por exemplo, em um horário determinado, a IA falar bom dia, informar a data, previsão do tempo e abrir o resumo de notícias da fonte preferida do cliente, como rádio CBN, UOL, Estadão, entre outros.

Para quem curte meditar, é possível criar a Hora da Meditação, com uma rotina em que a Alexa pode tocar um sinal no horário definido, acionar o modo Não Perturbe, aguardar 30 segundos e abrir a Skill Meditopia. Já para relaxar antes de dormir, se o cliente tiver lâmpada inteligente compatível (necessário configurar antes, seguindo instruções do fabricante), é possível criar um comando específico e ao dizer “Alexa, hora de relaxar”: a IA reduz a iluminação e começa a tocar sons de chuva, na Skill Sons para Dormir. Outro bom exemplo, para quem tem filhos é a criação de rotinas como, ao dizer “Alexa, hora de dormir”, ela pode responder “Boa noite” ou outra frase definida pelo cliente, apagar as luzes do quarto das crianças (necessário lâmpadas inteligentes compatíveis), desligar a TV (necessário possuir uma TV compatível, Fire TV Stick, ou controle universal infra-vermelho compatível), e tocar músicas de ninar.

As rotinas são formas pessoais de determinar como as ações da Alexa serão executadas, e não influenciam como a Alexa responde às mesmas perguntas ou comandos quando feitos por outros clientes. No caso de ações que incluam dispositivos compatíveis de Casa Inteligente, é necessário configurar o dispositivo antes de criar rotinas, seguindo instruções do fabricante e o conectando ao app de Alexa posteriormente.

Como usar a Alexa

A Alexa pode ser usada por qualquer pessoa com o aplicativo Alexa em um smartphone, na família de smart speakers Amazon Echo, em dispositivos Fire TV Stick, ou em uma variedade de dispositivos, incluindo smart speakers, fones de ouvido, Smart TVs, entre outros, que possuem integração com Alexa.

1 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *