Domingo, Outubro 24
Home>>Cibersegurança>>Sinal de internet está fraco? O problema pode estar na posição do modem
Cibersegurança

Sinal de internet está fraco? O problema pode estar na posição do modem

Imagem: Rawpixel.com

A pandemia do novo coronavírus transformou o home office em rotina para grande parcela da população e, com isso, o uso da internet em casa tornou-se imprescindível. Não apenas para trabalhar e estudar, mas também para se comunicar, se informar e se distrair. No entanto, a escolha do local onde ficará o modem, dentro dos imóveis, é fundamental para que o Wi-Fi funcione com a qualidade desejada – podendo amplificar ou diminuir o alcance do sinal. Algumas dicas simples podem ajudar a otimizar este sinal, como explica Christiana Mello, diretora de Marketing da Unidade de Soluções Residenciais da TIM Brasil.

Segundo Christiana, o ideal é instalar o aparelho em locais altos para haver menos barreiras, como móveis, uma vez que as ondas se propagam para frente e para baixo. “O indicado é o posicionamento do modem de forma centralizada, para distribuir o sinal de uma maneira equilibrada. Assim, todos os cômodos serão atendidos. Colocar o equipamento no chão ou em móveis baixos não favorece a distribuição e piora a performance do Wi-Fi”, observa.

Questões como tamanho do imóvel, posição do modem na casa, espessura da parede e instalação do aparelho próximo a fontes de calor também são pontos que podem prejudicar a propagação do Wi-Fi. “As telas de LCD, aquários, espelhos e até mesmo azulejos, por refletirem o sinal do modem, também podem causar distúrbios na propagação de rádio. Já os equipamentos eletrônicos como telefones sem fio, forno micro-ondas e aparelhos conectados via bluetooth provocam alguma interferência, pois trabalham próximos da frequência de atuação dos modens”, explica a diretora.

Outro alerta importante é não deixar o equipamento próximo a fontes de calor. “Isso pode gerar travamento e perda de performance”, observa Christiana.

O tamanho do imóvel também influencia diretamente o desempenho da cobertura de internet. Modems mais modernos, chamados de dual band, possuem duas faixas de frequência e cada uma tem suas propriedades. Uma delas possui menor taxa de transferência (quantidade de dados que podem ser transferidos de um local para outro em um determinado período), mas maior alcance. A outra faixa possui maior taxa de transferência, ou seja, maior velocidade, porém menor alcance.

“Em cada instalação é necessário avaliar a melhor posição do modem para distribuição do sinal. Por isso, a TIM Live conta com equipes técnicas especializadas que analisam as necessidades dos clientes e realizam também trabalho de orientação. A operadora também utiliza equipamentos de qualidade que podem ser adquiridos pelos clientes com descontos especiais, como repetidores de sinal e extensores, para proporcionar a melhor experiência de uso dos seus serviços”, grifou a diretora.

A TIM Live, ultrabanda larga fixa da operadora, iniciou as operações em 2019 e está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Pernambuco, Amazonas e Distrito Federal. Infelizmente o serviço não está disponível no Ceará.

DICAS PARA OTIMIZAR O USO DO MODEM EM CASA

– Instalar o modem em local alto, em uma área central do imóvel;

– Não instalar o modem próximo a fontes de calor;

– Evitar usar o modem próximo a móveis e objetos que a virem barreiras;

– Fortaleça a segurança e use senhas fortes;

– Use modems com tecnologias mais recentes;

Fonte: TIM Brasil

Nota do editor

Além de tudo que já foi dito, se sua internet é ruim apenas em um ou dois cômodos, além do posicionamento do modem, um equipamento como o Twibi da Intelbras pode ajudar muito. Aqui em casa eu uso o Twibi Giga, mas o Fast vai ter o mesmo efeito. Vai mudar só que a Giga pode receber mais dispositivos “pendurados” nela que a Fast. O Twibi ajuda o sinal chegar limpo ou praticamente limpo do seu modem no cômodo problemático. Na minha residência, o pior lugar era o quarto do casal. O sinal vinha quase nulo ou zero. Depois do Twibi agora chega 100% ou muito perto disso.

O Twibi cria uma rede mesh que é uma tecnologia que permite criar um sistema Wi-Fi formado por dois ou mais dispositivos, também chamados de módulos, que se comunicam entre si para formar uma rede única. Ela é uma tecnologia de ponta, que garante alta qualidade de conexão. Já é utilizada há muitos anos em ambientes específicos, como bases militares e grandes corporações, especialmente em países da Ásia e da Europa, além dos Estados Unidos. Agora, é acessível também para residências e pequenas empresas.

Porém, se tudo isso não funcionar e sua internet seguir ruim, o problema pode ser a sua fornecedora de internet. Ligue para ela e marque uma visita técnica para esclarecer. Muito importante: antes de contratar um provedor, verifique a fama dele em serviços como Reclame Aqui, comentários de internet, converse com amigos e veja se há um histórico positivo ou negativo da companhia. Experiências de outras pessoas no seu prédio, condomínio ou região são fundamentais para saber se você está contratando uma solução ou um problemão! Fique esperto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *