Sábado, Outubro 23
Home>>Negócios>>Você sabe quais documentos podem ser assinados por via eletrônica?
Negócios

Você sabe quais documentos podem ser assinados por via eletrônica?

Foto: Rawpixel.com

Assinaturas eletrônicas estão se transformando em uma solução para contratos, especialmente. Antes para realizar essa atividade era necessário a presença das duas partes e um cartório. Porém, hoje, basta um clique e está tudo resolvido.

O método é totalmente legal e garante que tudo o que está descrito em um documento é verdadeiro e íntegro, além de trazer economia, como tempo e dinheiro, já que não haverá gastos com deslocamentos e impressões.

Rafael Figueiredo, CEO da D4Sign, empresa de assinatura eletrônica, afirma que todos os segmentos podem utilizar a ferramenta, inclusive, ele lista que os setores de educação, advocacia, instituições financeiras, recursos humanos, imobiliárias, seguradoras e telecomunicação são as com maior destaque no seu uso.

Diante desse crescimento, surgem algumas dúvidas, como, quais são os documentos que podem ser assinados? Figueiredo explica que os principais são:

  • contrato de prestação de serviços, de locação ou de compra e venda
  • matrícula escolar
  • assinatura de serviços essenciais como água e internet
  • assinatura de documentos jurídicos, propostas de seguros, relatórios emitidos pela empresa, contratos de plano de saúde e odontológico
  • ata de reunião
  • formulários trabalhistas

“Esses são os principais, mas abrangem muitos outros documentos também. Sem falar nos benefícios, que é uma solução para todo tipo de empresa, desde pequeno a grande porte, diminui o consumo de papel, centraliza todos esses arquivos em um único local e é muito ágil e eficaz”, conta o CEO.

Ele ainda finaliza dizendo que essa evolução digital é essencial e que mostrou o seu valor desde o início da pandemia, onde muitos empresários acharam nas soluções eletrônicas uma forma de se reerguer e inovar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *