Sábado, Outubro 23
Home>>Nuvem>>IBM anuncia sistema operacional IBM z/OS V2.5, projetado para nuvem híbrida e IA
Nuvem

IBM anuncia sistema operacional IBM z/OS V2.5, projetado para nuvem híbrida e IA

A IBM anunciou o IBM z/OS V2.5, o sistema operacional de próxima geração para IBM Z. Ele foi projetado para acelerar a adoção de nuvem híbrida e Inteligência Artificial (IA) por parte dos clientes, além de impulsionar projetos de modernização de aplicativos.

De acordo com um estudo do IBM Institute for Business Value intitulado “Application modernization on the mainframe”, 71% dos executivos entrevistados dizem que os aplicativos baseados em mainframe desempenham um papel central em sua estratégia de negócios. Em três anos, a porcentagem de organizações que obtêm os benefícios do mainframe em um ambiente de nuvem híbrida deve mais do que dobrar.

O IBM z/OS V2.5 promete ajudar a gerar valor aos clientes, oferecendo novos recursos por meio de ativação de IA, modernização de aplicativos, resiliência, proteção de segurança e uma melhor experiência de desenvolvedor.

Recursos de IA no IBM Z

De acordo com o índice “Global AI Adoption Index 2021”, preparado pela Morning Consult em nome da IBM, 87% dos profissionais de TI globais entrevistados relatam que é muito importante ou importante para sua organização ser capaz de construir e executar seus projetos de IA em qualquer lugar onde os dados residem [1]. Com o oz/OS V2.5, a IBM apresenta novos recursos de inteligência artificial de alto desempenho que são totalmente integrados às cargas de trabalho do z/OS, com o objetivo de fornecer aos clientes insights de negócios úteis para uma melhor tomada de decisões informadas.

“A IBM está comprometida com a nuvem híbrida e a inteligência artificial. Estamos muito dedicados a fornecer inovações, como inteligência artificial e novos recursos de segurança no IBM Z para ajudar nossos clientes a se moverem mais rapidamente em suas jornadas de modernização”, disse Ross Mauri, Gerente Geral de IBM Z. “Para nossos clientes, IBM z/OS A V2.5 traz novos recursos de segurança e resiliência para a plataforma e permite integrar inteligência artificial em tempo real a todas as transações de negócios, todos imperativos que se tornaram ainda mais urgentes durante a pandemia.”

Segurança aprimorada tornando os dados prontos para o futuro

Diante das ameaças recentes, como o ataque de ransomware SolarWinds e o ataque contra a infraestrutura crítica da Colonial Pipeline, há uma necessidade contínua de os clientes fortalecerem ainda mais sua postura geral de resiliência e segurança cibernética. O IBM z/OS V2.5 está ajudando a enfrentar esses desafios, revelando um amplo espectro de aprimoramentos na autenticação, autorização, registro, integridade do sistema, disponibilidade do sistema e de dados, criptografia de dados em trânsito e em repouso e privacidade geral, incluindo:

• Expansão da criptografia difundida para novos tipos de conjuntos de dados: O formato básico sequencial e os conjuntos de dados de grande formato gerenciados por SMS agora estão incluídos, dando aos usuários a capacidade de criptografar dados sem alterações no aplicativo e simplificando o processamento de dados.

• Recursos de mitigação de anomalias que utilizam Predictive Failure Analysis (PFA), Runtime Diagnostics, Workload Manager (WLM) e JES2 para ajudar a detectar comportamento anômalo quase em tempo real, permitindo que os clientes resolvam problemas potenciais de forma proativa.

Um ambiente seguro e escalonável para a nuvem híbrida

À medida que os clientes aceleram sua jornada para a nuvem híbrida, ter um ambiente seguro e escalonável é fundamental para o processo de transformação que o sustenta. O IBM z/OS V2.5 apresenta novos recursos que suportam a modernização dos aplicativos e fornecem uma experiência nativa da nuvem no z/OS:

• Nova interoperabilidade Java/COBOL, ampliando os modelos de programação de aplicativos existentes com suporte para endereçamento paralelo de 31 e 64 bits, simplificando a modernização dos aplicativos de negócios.

• Desempenho aprimorado e facilidade de uso para z/OS Container Extensions (zCX), para integração de aplicativos e utilitários Linux no z/OS.

• Recursos adicionais para integrar armazenamento em nuvem por meio de camadas de nuvem transparente (TCT) e suporte a Método de Acesso a Objetos (OAM) ajudando a reduzir despesas operacionais e de capital com transferência de dados para ambientes de armazenamento em nuvem híbrida para simplificar o arquivamento e a proteção de dados no IBM Z.

Espera-se que o IBM z/OS V2.5 seja mais rápido e fácil de instalar e atualizar, com um teste do cliente realizado demonstrando a capacidade de instalar z/OS mais de 30% mais rápido do que em comparação com o IBM z/OS 2.3 e 2.4 [2]. Graças à experiência de gerenciamento simplificado fornecida por tarefas otimizadas e automatizadas, habilidades especializadas podem não ser necessárias. Espera-se que o IBM z/OS V2.5 esteja amplamente disponível em 30 de setembro de 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *