Sábado, Outubro 23
Home>>Aplicativo>>Telegram decola, mas WhatsApp ainda é soberano nos smartphones brasileiros, garante pesquisa
Como evitar o roubo do seu WhatsApp
AplicativoWhatsApp

Telegram decola, mas WhatsApp ainda é soberano nos smartphones brasileiros, garante pesquisa

Foto: Rawpixel

Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, apesar do WhatsApp seguir sendo o aplicativo rei nos smartphones brasileiros, instalado em 99% dos aparelhos, o Telegram segue sua crescente e já está em 52% dos aparelhos nacionais. Outro destaque é o Signal presente em 12% dos celulares inteligentes no Brasil. Ele nem era citado em 2020, último levantamento. O Signal chegou na empolgação e divulgação de Elon Musk, o dono da Tesla. Eu mesmo baixei, testei e desinstalei em menos de 30 dias. Provável destino do app na maioria dos celulares nacionais. Outros destaques são Instagram com 82% e Facebook Messenger com 76%.

Analisando a popularidade a cada ano, desde agosto de 2018, o WhatsApp começou em 97% e, desde o ano passado, estabilizou em 99%. Enquanto isso, o Facebook Messenger caiu de 79% para 76% e o Instagram cresceu pouco (81% para 82%). O Signal surgiu na pesquisa de Agosto de 2021 com 12%, enquanto o Telegram seguiu sua saga crescente. Eram 15% em 2018, 19% em 2019, 35% em 2020 e agora 53%.

Interessante notar que a maioria dos usuários de WhatsApp, 86%, usa-o todos os dias e nenhum fica sem usar o app nunca. O Instagram, segundo colocado, tem usuários ativos todos os dias com 63% e, como o WhatsApp, usuários nunca ficam sem usar o app.

O Telegram já tem 2% dos usuários que baixaram, mas nunca usam. Eu não estou nesse grupo, mas admito que uso muito, mas muito menos mesmo que WhatsApp e Instagram. Lamentável, eu sei. Tenho grupos de estudo no Telegram e entro sempre que tenho dúvidas ou aulas para participar. O Telegram tem apenas 25% dos usuários que diariamente o utilizam. Aliás, vendo o gráfico abaixo você nota que o usuário do Telegram está bem dividido.

Já quem baixou Signal, está realmente mais para desinstalar mesmo. O usuário Signal usa todo dia é apenas 18%, contra 13% que nunca usou – maior número entre os apps em destaque. O quase nunca usa é 17%. Um app bom, mas que tende a se acabar brevemente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *